Bairro do Gonzaga em Santos - História e curiosidades

Um dos bairros mais queridos dos moradores da baixada Santista e talvez o mais querido dos moradores de Santos. O Bairro do Gonzaga tem este nome devido a existência de um Bar, de mesmo nome, em frente à praia. Este bar era bastante conhecido pelos moradores da região, pois se tornou referência para os passageiros das linhas de bonde que ligavam a avenida da praia ao centro.

bonde de santos

O Gonzaga passa a ser ponto turístico pelo alto movimento de pessoas e que atraíram comerciantes e moradores ao local. Com a vinda dos shoppings e hotéis a “alta sociedade” santista também passa a ser atraída para o bairro. Hoje vivem no bairro cerca de 25 mil moradores e existem mais de mil pontos comerciais disputando clientes fieis e turistas nos feriados e temporadas.

Praça da Independência

Até muitos moradores reconhecem alguns detalhes importantes deste ponto turístico que é um dos mais belos da cidade de Santos. A praça abriga o Monumento aos Andradas, este foi inalgurado em 1921 é uma homenagem aos irmãos José Bonifácio, Matim Francisco e Antonio Carlos de Andrada e Silva que foram personalidades importantes para a história da região e do Brasil.

foto-galeria-materia-620-w0b9

O Monumento, de costas à praia propositalmente, simboliza a emancipação Brasileira de Portugal.

Praça das Bandeiras

A praça das bandeiras, também no bairro do Gonzaga, recebe este nome devido o hasteamento das bandeiras de todos os estados brasileiros ao redor da Fonte 9 de julho. A praça representa os feitos da cidade de Santos na revolução constitucionalista de 1932.

p25c325a7a-dasbandeiras

Como memória importante ao bairro, a praça também abriga o antigo Bondinho da cidade.

santos_f_003

Galerias e mais galerias

As galerias fazem parte do charme do bairro do Gonzaga em Santos. Além de abrigar 3 modernos shoppings as galerias são antigas e é onde muitas lojas boas estão instaladas. Elas foram inspiradas em galerias de Paris, no século XIX se tornou uma tendência mundial e particularmente no Gonzaga foi este modelo foi muito bem adotado e é usado até hoje.

h0048d

O Hotel Chácara do Mosteiro fica a 15 minutos da Bairro do Gonzaga, conheça nossa estrutura e aproveite as maravilhas do litoral de São Paulo.

  1. Comecei a andar na praia do Gonzaga nos anos 50, lá dei meus primeiros passos ao 5 ou 6 anos,não lembro da minha idade ( nessa época não tinha tanta importância ) fui para Santos depois de um enorme tratamento pois sou sobrevivente da poliomielite . Ficava do edifício Boreal, na Rua Pindorama, tenho fotos com ( imaginem vcs no colo de um urso, isso mesmo urso naquele calor – é claro que era uma fantasia ) sentado sobre a estátua de cimento do leão, no chafariz, passeio predileto era ir da ponta da Praia para São Vicente de bonde aberto, comi meu primeiro hambúrguer na Praça dos Andradas que ficava debaixo desse prédio que aparece na foto a loja ou lanchonete tinha o nome de Hot Dog , do outro lado da pequena rua onde ficava a estação do Cometa, na parte superior existia um curso de inglês. Na Galeria Ipiranga existiu nos anos 70 um cursinho aonde o professor de matemática era o Cel Erasmo Dias que viria a se tornar Secretário da Segurança Pública de São Paulo nos anos de chumbo. Gosta de bater em estudante, deve ser da época do cursinho – trauma . Sorvetes voltando aos anos 50 também ficava na Praça, acho que chamava se Yara e por ai….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.