Como conseguir descontos em passagens para idosos

Muitas pessoas têm parentes que moram longe, principalmente os mais idosos que preferem morar em cidades mais calmas, longe das grandes metrópoles. Essa distancia aliada a correria do dia a dia dificulta a possibilidade desses familiares e amigos de se encontrarem, outro fator que inibi as viagens é o preço das passagens, geralmente, é item que mais compromete o orçamento de uma viagem.

Pensando nisso resolvemos falar sobre um direito dos IDOSOS que é o desconto ou a GRATUIDADE nas passagens interestaduais.

Aqui no Brasil, idosos podem conseguir a gratuidade ou descontos de, no mínimo, 50% na compra de passagens interestaduais. Esse direito é garantido pelo Estatuto do Idoso. Através da legislação, incutida no sistema de transporte, as empresas que fornecem esse serviço devem reservar duas vagas destinadas a isso, por veículo.

Para o idoso que não tem como comprovar sua renda de até 2 salários mínimos é necessário realizar um cadastro para que seja feita uma “carteirinha” que deve ser usada na compra das passagens. Essa solicitação deve ser feita através das “Secretarias Municipais”.

Toda a legislação está destelhada no Decreto nº 5.934/06, que pode ser consultada aqui: http://bit.ly/Decreto-para-idoso

Como conseguir o beneficia?

Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município ou a Secretaria municipal de Assistência Social.

Lá o idoso realizará um cadastro para ser incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, onde receberá um  número de Identificação Social , chamado (NIS).

Como exigência o idoso deve solicitar a passagem com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens até 500km e 12 horas de antecedência para viagens acima de 500km.

Caso o idoso tenha como comprovar a renda não é necessária a apresentação da Carteira do Idoso para a compra das passagens, apenas com a apresentação do comprovante de renda e o documento de identidade o processo será realizado.

Para mais informações mais a respeito desse direito  poderão ser obtidas pelo telefone 0800 707 2003 ou através do site www.mds.gov.br.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook.

Comments are closed.

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.