Como organizar um casamento: passo-a-passo, mês-a-mês

O casamento é um fato que ficará marcado para sempre. O enlace de duas pessoas que se amam é um momento memorável, por isso deve ser bem planejado e nenhum detalhe deve passar despercebido. Esse planejamento deve acontecer pelo menos 1 ano antes do grande dia, parece exagero, mas não é. Vamos mostrar pra você nesse guia como organizar um casamento, o que deve ser feito até chegar no dia mais lindo da sua vida. Confira e aproveite as dicas para fazer o casamento dos seus sonhos!

como-organizar-um-casamento

1 ano antes

Normalmente é quando o anúncio do casamento é feito para as famílias. O casal pode estar noivo por um tempo, mas quando decidem fazer a cerimônia, normalmente é quando comunicam às famílias que eles vão se casar. Esse comunicado é importante, muitas vezes os familiares oferecem ajuda financeira e isso é importante pra ver com quem você vai poder contar para organizar seu casamento. Planejar as finanças de vocês e começar a separar um dinheiro para isso é completamente necessário, uma boa dica é abrir uma conta no banco apenas para o casamento, assim não se mistura as contas pessoas e o controle de gastos é melhor.

Se o casal optar por fazer cerimônia religiosa, esse é o momento de definir e reservar a data do local e também o da festa também. Assim é certo que as duas ocorrerão no mesmo dia. Nessa hora é bom o casal observar se vai ser preciso de um assessor de casamentos para ajudar na organização, na procura dos serviços e no cronograma do casamento ou um assessor apenas para o dia do evento.

Uma coisa importante é o casal começar a fazer a lista de convidados, assim é possível ter uma ideia de quantas pessoas vão ao evento e o quanto mais ou menos vocês irão gastar.

Se você sonha em se casar ao ar livre clique aqui e confira o nosso belíssimo espaço!

8 a 6 meses antes

É importante definir o horário, isso é muito importante para começar a pensar na decoração e nos serviços de iluminação. Também confirme com o Buffet os detalhes como o cardápio. Fechar a equipe de foto e vídeo com antecedência é importante, os melhores sempre estão com a agenda cheia, por isso deve estar garantido.

Já é hora de começar a pensar no vestido da noiva. Se for um modelo exclusivo é bom começar a pesquisar os modelos uns 8 meses antes, mas se for aluguel o ideal é começar a olhar modelos com 6 meses de antecedência.

Algo super importante também deverá ser feito, o convite aos padrinhos do civil e religioso. O convite deve ser feito pessoalmente, a menos que a pessoa more em outro lugar. Essa escolha é importante, pois seus padrinhos acompanharão toda a trajetória dos noivos até o altar, além de ser uma prova de amizade e um momento inesquecível para todos vocês.

como-organizar-um-casamento

3 meses antes

Chegou a hora de escolher a roupa do noivo, com certeza é mais simples do que escolher a da noiva, por isso 3 meses de antecedência é o suficiente. Comece também a definir o cabelo, a maquiagem, o salão para o dia da noiva e o buquê de flores do grande dia. Faça o convite para as damas de honra e os pajens para começar a decidir a roupa que eles usarão no dia. Como são crianças os pais deverão estar com você na hora de decidir isso. Lembre que as roupas não podem tirar o conforto dos pequenos.

A loja e a lista de presentes devem ser escolhidas nesse período, a melhor maneira é fazer uma lista do que você já tem e do que vai precisar assim a noção do que pedir é melhor. Fazer uma reunião com seus pais, padrinhos, daminhas e pajens é muito legal, assim vocês terão a oportunidade de conversar sobre os detalhes do casamento.

Agora que está tudo certo, podem mandar os convites para a confecção e espera-los ficarem prontos.

1 mês antes                                 

Assim que os convites ficarem prontos é hora de começar a entrega-los. Primeiro para os padrinhos e em seguida para os convidados. Eles devem ser entregues um mês e meio antes do casamento.

Fazer o chá de panelas, confirmar todos os serviços e relaxar muito é o que deve ser feito 1 mês antes. Já está tudo encaminhado para o grande dia dar certo, então agora é aproveitar para descansar nesse último mês e só acertar alguns detalhes que deverão aparecer.

como-organizar-um-casamento

Na semana do casamento

Os noivos deverão buscar seus trajes e experimentá-los, assim caso haja algum erro ainda é possível corrigi-lo. Fazer um ensaio na igreja pode ser necessário.

No grande dia

A ordem é aproveitar! Afinal, vocês ficaram um ano planejando tudo, por isso tudo deve ser curtido nos mínimos detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.