Conheça a história dos Canais de Santos

Construçao-Imagem-enviada-a-Novo-Milênio-por-Ary-O_Céllio_de-Santos_SP

Entre os anos 1890 e 1900 houve uma epidemia de febre amarela na região de Santos, causando 6.683 vítimas fatais, praticamente metade da população veio à óbito por conta da Febre Amarela e outras doenças como, Varíola, Peste Bubônica, Impaludismo, Disenteria, Febre Tifóde. Todas essas doenças causadas por conta de uma deficiência no sistema de saneamento na cidade e também pelo fato da região ser plana, constantemente alagada e sem locais para vazão do acumulo de e claro, até o abastecimento de água era deficiente.

Devido a todos esses problemas,  por volta de 1900 e 1903 começou a ser implantado o serviço de esgoto na cidade com o trabalho dos engenheiros, Saturnino de Brito e Miguel Presgrave responsáveis pelas obras, com destaque para os “Canais de Drenagem”.

Foto_-jornal-A-Tribuna-de-Santos_-23_3_1997

Inicialmente os primeiros trechos a serem construídos foram o do Canal 1, como podem ver na foto acima e o trecho da Rangel Pestana nas duas fotos abaixo.

Foto_Rangel-pestana_História-de-Santos_Poliantéia-Santista_de-Francisco-Martins-dos-Santos-e-Fernando-Martins-Lichti_-Editora-Caudex-Ltda_-São-Vicente_SP_1986 Foto_rangel-pestana_ornal-da-Orla_-Santos_-22_23-de-fevereiro-de-1997

Foi então eliminando o Rio dos Soldados porque futuramente esse trecho seria coberto para ampliação da via. E assim foi construído o Canal 1, e depois, paralelamente a ele  o Canal 2, e assim por diante, até o Canal 7.

O Canal 7 foi  inaugurado recentemente, comparado ao outros canais, pouco mais de 30 anos . Existem ainda outros canais que não foram numerados, como o canal do Orquidário e o da Avenida Moura Ribeiro e juntamente com os outros também tem certa idade.

Os canais, portanto, não foram criados para jogar o esgoto da cidade no mar, e sim para drenar a água do solo encharcado de Santos.  O esgoto então é tratado é lançado ao mar à alguns quilômetros na costa, através do Emissário Submarino.

Confira algumas fotos do processo de construção dos canais que hoje, são a marca a cidade de Santos.

Construçao-Imagem-enviada-a-Novo-Milênio-por-Ary-O_Céllio_de-Santos_SP

A foto acima mostra o início das obras do Canal 1 com a construção de uma ponte para a passagem da Avenida Ana Costa.

primeiras-pontes-_Foto_arquivo-particular_novo_milenio

Construída em, 1907 foi uma das primeiras pontes de concreto sobre os canais santistas.

Inauguraçao_Foto_acervo-do-Arquivo-Público-do-Estado-de-São-Paulo_-Consulta-em-15_9_2011

Esta foto foi feita na inauguração do primeiro canal, na então Rua Rangel Pestana no ano de 1907, sendo incluída num álbum editado por volta de 1910, com descrições em Português e Francês:

Abaixo, o canal 3 (da Avenida Washington Luiz), junto à Avenida Francisco Glicério e a ponte ferroviária  ao fundo. Possivelmente da década de 1940.

Foto_-acervo-da-Fundação-Arquivo-e-Memória-de-Santos-FAMS_-publicada-em-2006-no-site-Canais-de-Santos

Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos023e.htm

Para mais dicas, novidades e curiosidades curta nossa página no Facebook.

Comments are closed.

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.