Ponte Pênsil: O Cartão Postal de São Vicente está de volta.

3 Nov

Enviado por

Categorias: Turismo

Comentários: 0

A famosa ponte pênsil, que liga São Vicente à Praia grande, finalmente foi reaberta depois de anos em reforma. A ponte é para muitos o principal acesso entre as cidades e o monumento por si só é carregado de história e vamos contar um pouco dela para vocês:

Construção

Saturnino de Brito, um dos principais projetistas de saneamento sanitário do país, projetou e conduziu o processo de construção da ponte pênsil. A Construção foi projetada em 1910, suas obras iniciadas em 1912 e concluída em Maio de 1913.

Benedito_Calixto_-_Ponte_Pênsil,_1914

O material utilizado veio todo de Dortmund na Alemanha e parte do material ainda é original.

construção da ponte

Objetivo

O principal objetivo da ponte era a condução do esgoto coletado nas cidades de Santos e São Vicente. O esgoto seria despejado no oceano Atlântico através de um acesso ao Forte de Itaipú em Praia Grande. Porém, a ponte trouxe demanda alta de pedestres e automóveis, por ser o menor caminho entre as cidades, o que contribuiu para o desenvolvimento da região.

Patrimônio histórico do Brasil

Em 1982 a Ponte foi tombada como Patrimônio Histórico do Brasil pela CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Desde então, a ponte que já era visitada por turistas vira um cartão postal oficial de São Vicente e Baixada Santista.

Longa Reforma

Em 2013 a ponte foi totalmente bloqueada para reformas estruturais. Foi a primeira grande reforma desde a sua inauguração, a obra visou a troca de 16 cabos de sustentação somando 256 metros de cabos importados da Itália.

Ponte Pensil - Iluminação crédito MATHEUS TAGÉ DL (4)

Também foi trocado o antigo tabuleiro de madeira da ponte por um piso menos escorregadio e foram feitas reformas em sua estrutura (como torres de sustentação e adornos da ponte).

Reabertura

ponte pênsil

A Ponte Pênsil foi reaberta nesta sexta feira, dia 30 de Outubro para comemoração geral da população que vive na região e também para os turistas que podem aproveitar mais um ponto turístico carregado de história e beleza na cidade. O Hotel Chácara do Mosteiro fica a 5 minutos da famosa Ponte Pênsil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.