Roteiro de 4 dias na Baixada Santista

Com o feriadão prolongado se aproximando, por que não aproveitar esses últimos dias de calor e sol de outono na praia? E não precisa ir muito longe pra você aproveitar ao máximo com a família, em casal ou até mesmo por si só!

Nesse guia nós separamos um roteiro de passeio para algumas cidades da Baixada Santista com programas para aproveitar até anoitecer!

Arrume as malas, e #PartiuFeriadoNaPraia!

Dia 1 – São Vicente

Uma sugestão para o primeiro dia é passar na cidade onde fica o Hotel Chácara do Mosteiro. Para começar o dia, que tal dar um mergulho com as Arraias gigantes (conhecidas também como arraia jamanta)? O passeio não requer conhecimentos avançados de mergulho, e o mês de maio é o período perfeito e certeiro de encontrá-las na Laje de Santos. Como o passeio já inclui lanche, não será necessário se preocupar com refeições tão cedo.

passeio-laje-santos-arraia-jamanta

Para quem quer um passeio mais em família, o Teleférico de São Vicente é uma boa opção para levar as crianças. Lá no topo do morro Voturuá tem um bom restaurante para o pit-stop do almoço. Para continuar o passeio, ali perto também tem o Parque Voturuá que possui um zoológico com 150 animais de diferentes espécies.

À noite existem 3 opções de programa:

– O passeio na Biquinha, que tem as famosas barracas de doces e a feira de artesanatos;

– Um jantar na Ilha Porchat com uma bela vista das cidades de Santos e São Vicente no monumento dos 500 anos do Brasil criado por Oscar Niemayer; aliás, nós já montamos um guia exclusivo com os 20 melhores bares da Baixada Santista para te ajudar a escolher;

– Um passeio no Parque Cultural Vila de São Vicente, que é baseado nas vilas da época da colonização portuguesa no Brasil, e conta com shows de samba de raiz as quintas, chorinho as sextas e MPB aos sábados. Tudo das 20h às 23h.

Dia 2 – Cubatão + Centro Histórico de Santos

Uma opção é o passeio de barco em volta da Ilha de São Vicente. O barco sai da Ilha Caraguatá e dá a volta na ilha passando pela Orla de Santos e São Vicente. Depois desse ponto, o barco segue em direção ao Centro Histórico de Santos pelo Canal do Porto de Santos. No local de embarque e desembarque tem um restaurante típico caiçara para o intervalo para o almoço. É um passeio lindo! Você encontra todas as informações sobre o passeio nesse link.

Passeio ecológico Cubatão

Mais de 200 espécies diferentes de aves

E se você ficou com “um gostinho de quero mais” do Centro Histórico de Santos, é uma boa opção para ir depois do passeio de barco, pois agora ficará mais fácil de achar os pontos turísticos para visitar. Você pode optar por ir a pé até os lugares ou pegar o bonde turístico. Não deixe de visitar a Bolsa Oficial do Café, o Outeiro de Santa Catarina e pegar também o bondinho no morro do Monte Serrat.

bolsa-café-santos

A programação pra noite também é no Centro Histórico de Santos, onde há várias casas noturnas e barzinhos com show ao vivo nas famosas Rua XV de Novembro e Rua do Comércio.

Dia 3 – Santos

Para conhecer a maior cidade da Baixada Santista, uma dica é começar o dia com um passeio de escuna. Além da paisagem linda para fotos, você também pode dar um mergulho no mar para se refrescar.

Passeio de Escuna em Santos-SP

Escuna em Santos

Depois, uma boa opção é o Orquidário Municipal que foi recém reformado e conta com inúmeras espécies de aves, plantas exóticas e alguns animais silvestres. Depois, que tal dar uma passada no Aquário Municipal? Ele também foi reformado há pouco tempo e conta com diversas espécies marinhas e com o famoso e brincalhão leão marinho. Ali perto também tem o Museu de Pesca, famoso pelo esqueleto de uma baleia exposta em uma sala somente pra ele. É um ótimo lugar pra levar as crianças pra conhecerem um pouco mais sobre barcos, animais, instrumentos de pesca, conchas, crustáceos e muito mais. Para terminar o roteiro, um passeio pelo bairro do Gonzaga que é um dos pontos de comércio mais fortes da cidade. Há bons bares, restaurantes e sorveterias no local.

 Dia 4 – Guarujá

Quando falamos em Guarujá, já logo pensamos nas praias com aquele mar azul. Vale a pena conhecer as praias da cidade, mas tem uma que se difere das outras. A Praia do Iporanga além da praia em si ela também tem uma cachoeira em sua entrada. Uma dica é ir visitá-la antes das outras, pois seu acesso é restrito somente para 50 carros por ser uma área de preservação, portanto chegue cedo! Lembre também de levar um lanche, já que lá não existem ambulantes vendendo bebidas e comida (mas sem fazer sujeira, hein!).

praia-do-iporanga-guaruja

Além das praias, se você quiser fazer um programa diferente com as crianças, na Enseada tem o Acqua Mundo: o maior aquário da América do Sul. Lá além de ver várias espécies marinhas em enormes tanques de água, existem também atividades extras para os visitantes, como: mergulhar no tanque dos tubarões, palestras educativas, oficinas de atividades para as crianças, entre outras.

À noite, uma dica é passear no centro da cidade onde há vários comércios, lanchonetes, restaurantes, barzinhos e uma feira de artesanatos. Para o pessoal que quiser algo mais agitado, existem casas noturnas espalhadas pela cidade muito famosas na Baixada Santista como a Taboo Club, localizada no famoso Hotel Jequitimar na Praia do Pernambuco, a Lucky Scope, localizada no bairro Guaiúba, entre outras.

Gostou dessa dica? Então curta a nossa página no Facebook! Lá nós compartilhamos várias dicas interessantes sobre viagens e roteiros interessantes que estão pertinho de você! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospede-se com todo conforto! Apartamentos, suítes com hidromassagem e suítes com vista para o mar.

Refresque-se em meio à natureza, aproveite, relaxe e esqueça as preocupações!

Bolos, pães, geléias, sucos, chás, frios, cereais, frutas que irão prepará-lo para um dia repleto de atividades e descontração. Visualize nosso aquário. Tilápias e carpas.

Casamentos, aniversários e eventos corporativos.